Constipação Crônica Refratária ao tratamento clínico convencional
Trata-se dos casos em que o tratamento convencional com o uso de laxantes, modificações na dieta e hábitos de vida não são suficientes para corrigir a constipação causando desconforto para as crianças e familiares.
Nestes casos o emprego do programa Manejo do cólon com a equipe multidisciplinar, eletroestimulação do nervo tibial posterior e o biofeedback são indicados. Cirurgias como apendicostomia continente (Malone) e a colectomia parcial(cada vez menos indicada) podem ser necessárias.

Incontinência fecal
Incontinência fecal (IF) é a perda involuntária do conteúdo retal após os 4 anos de idade onde se espera o desfralde. É um dos distúrbios que mais impactam na qualidade de vida das crianças e também dos seus familiares.
Sua causa pode ser orgânica ou funcional.Doenças como anomalia anorretal, megacolon congênito, constipação crônica severa ,paralisia cerebral e mielomeningicele podem resultar em IF.
Além do impacto negativo na qualidade de vida, acarreta também prejuízos econômicos para as famílias com a compra de fraldas e pomadas protetoras.
