
Manejo Clínico do Cólon
O Manejo Clínico do Cólon é uma adaptação para o nosso meio do “Bowel Management Program” desenvolvido hà mais de 40 pelo renomado cirurgião Pediátrico Professor Alberto Peña nos Estados Unidos da América. O programa é indicado para as crianças e adolescentes que apresentam incontinência fecal e/ou constipação crônica severa de difícil tratamento clínico.
A abordagem é individual, racional e multidisciplinar( enfermeira, cirurgião pediátrico, nutricionista e psicólogo) sendo realizada após a avaliação de exames complementares, da história clínica e o exame físico. O programa visa o abandono das fraldas , tornando as crianças continentes socialmente e melhorando a qualidade de vida assim como dos familiares . Somos orgulhosos se sermos pioneiros no Brasil.

Biofeedback
O biofeedback é uma fisioterapia divertida e não invasiva que ajuda a criança a ver como funciona o músculo do esfíncter anal. A sua principal indicação é no tratamento dos distúrbios da defecação como o anismus em que não há concordância entre a prensa abdominal e o relaxamento do esfíncter anal no momento da defecação, causando muitas vezes fissuras anais.
Nas crianças com incontinência fecal a percepção do uso o esfíncter anal ao contraí-lo e relaxá-lo ajuda na continência. Utilizamos a Eletromiografia de superfície com uso de programas lúdicos temáticos evitando assim a introdução de sondas retais, melhorando a aceitação das crianças

Eletroestimulação do Nervo Tibial Posterior
Através de sessões semanais de 30 minutos onde se aplica eletrodos de superfície( aqueles usados em eletrocardiograma) nos pés ao nível do nervo tibial posterior com o objetivo de neuromodular os estímulos para a bexiga, reto e do esfíncter anal.
Conseguimos melhorar a percepção perineal ajudando o manejo da evacuação.Também está indicado nas crianças que apresentam bexiga neurogênico com contrações involuntárias do detrusor.

Exames Complementares
Manometria Anorretal Computadorizada
Avalia a fisiologia do canal anal com medidas das pressões em repouso e contração dos esfíncteres que auxiliam na interpretação dos achados clínicos e na conduta terapêutica em crianças com incontinência fecal e /ou constipação crônica
Muito útil para afastar a hipótese diagnóstica de doença de Hirschsprung (megacolon congênito).
Realizamos o exame em ambiente acolhedor, calmo e após a demonstração de vídeos ilustrativos. Temos o diferencial que a equipe que realiza o exame( enfermeira e o cirurgião pediátrico ) é a mesma que dará o seguimento ao tratamento, criando mais vínculos com as crianças e seus familiares

Estudo do tempo colônico
Sitzmarks
Após a ingestão dos marcadores radiofármacos (24 argolas radiopacas), importadas dos EUA, podemos diferenciar se há uma inércia de movimentos de todo o cólon ou apenas um distúrbio de saída na defecação em crianças que apresentam constipação crônica severa de difícil tratamento clínico. Assim, o exame pode nos auxiliar na melhor conduta terapêutica.
É necessário o abandono dos laxantes, supositórios ou enemas 5 dias antes e 5 dias após a ingestão dos marcadores onde se fará um Rx simples do abdômen.